Alongamento no frio.

O treino da flexibilidade através da prática do alongamento é indicada em todas as idades, afinal é uma capacidade física também reduzida com o tempo e envelhecimento do corpo.

O quadro abaixo traz os principais benefícios físico de sua prática regular.

Com a chegada do inverno, no entanto, é importante ficarmos atentos tanto as temperaturas do momento quanto a do nosso corpo, prevenindo qualquer alongamento forçado que possa resultar em estiramento e lesões musculares. Para isso, vale a pena realizar um aquecimento prévio de 5-10′ com bike, trote ou mesmo com alongamentos em movimento (dinâmicos) antes de qualquer treinamento.

Por sua vez, atualmente, quando falamos no ALONGAR das pessoas com seus dias estressantes, conturbados e ‘digitais’, é muito oportuno trazermos aqui no Blog Mais Saúde o poder do alongamento-relaxamento como fator coadjuvante no acalmar do corpo e da mente. Sua vivência no pós treino ( e em momentos do dia!!) impactam em nosso bem-estar e qualidade de vida, sem dúvida. Destacamos abaixo os efeitos positivos do relaxamento em nosso estado ‘sócio-emocial’.

Portanto, converse com seu professor, profissional de Educação Física, para saber mais, tirar dúvidas e não abra mão do momento do alongamento em sua rotina de treinamento. Espante a ‘friaca’ se exercitando!

A disciplina diária do alongamento, de forma consciente , é capaz de atuar na diminuição do estado de ansiedade e de estresse. Façamos disso um hábito.

Mãos a obra sempre! Um abraço.

Leandro D.

AnteriorA propriocepção em idosos